PORCO DE CASA CACHORRO É
Escrita Fina
Product ID: 3626
Product SKU: 3626
New In stock />
Porco de casa cachorro é

Porco de casa cachorro é

Marca: Escrita Fina Referência: 9788559090192

Carregando...
Simulador de Frete
- Calcular frete

Sinopse:             

Em Porco de casa cachorro é, Mirna Brasil Portella reitera as qualidades que a tornaram um dos nomes mais elogiados da literatura infantojuvenil atual. Com humor e originalidade, constrói uma história que ilumina o papel dos afetos e da amizade num período da vida que, muitas vezes, acaba representado por estereótipos românticos: a infância. Na corda bamba entre introspecção e congraçamento, a meninice de Odorico revela a complexidade desse começo de vida, quando as dificuldades e as descobertas, a alteridade e o medo se enovelam, todos eles essenciais ao crescimento.

Ao mesmo tempo, a história de amizade entre Odorico e Curico deixa qualquer leitor com vontade de sair à rua e se esbaldar em corridas e travessuras, se sujar na lama e afanar potes de doce de leite. Com texto leve, irresistível, e ilustrações delicadas - sim, Mirna Portella também assina as imagens do livro -, a autora desenha o cotidiano delicioso e livre de quem ainda pode correr com os pés descalços no chão de terra, pegar fruta no pé e catar minhoca para pescar. Um lugar onde, apesar dessa enorme alegria, também há espaço para a tristeza e para a solidão - desde que, no fim da tarde, dê tempo de ir para a rua encontrar os amigos com um sorriso de lua no rosto.

 

Temas:

Infantil, Literatura, Poesia

 

Gênero:

Nacional

 

Literatura:

Infantil

 

Autor:

Mirna Brasil Portella

 

Ilustrador:

Mirna Brasil Portella

 

Páginas:

48

 

Acabamento:

Brochura

 

ISBN:

9788559090192

 

Ano de Edição:

2017

 

Idioma:

Português

 

Produto Digital:

Não

 

Dimensões:

21 x 26 cm

 

Autores:

Escritora e roteirista, Mirna Brasil Portella pesquisa literatura para a infância desde 2001 e é pós-graduada em Leituras pelo Instituto Interdisciplinar de Leitura - IILER - PUC-RJ.

Graduada em Direito pela PUC-RJ, largou a advocacia para escrever.

Publicou seu primeiro conto na revista Crescer, em 2011. No mesmo ano veio o primeiro livro, Chua! Chuá! Gota d'água, céu e mar (Escrita Fina), adquirido pela Petrobrás para o evento da Rio+20. Em seguida, lançou Fra, Fre, Fri, Fro, Fruta! (Escrita Fina, 2012), que já aponta a brasilidade como marca da autora, trazendo um texto autobiográfico de aventuras na infância no Norte do Brasil e passeios pelo Nordeste. Carnavalança (Escrita Fina, 2013) narra para crianças de todas as idades as origens da maior festa popular brasileira e traz 34 marchinhas de Carnaval ilustradas pela própria autora, além de partituras e gravações feitas por grandes ícones da MPB, como Chico Buarque, Mart'nália, Martinho da Vila e Maria Rita. Além disso, o livro entrou para o Catálogo FNLIJ - Bologna Children'sBook Fair 2014. Do Mar (Escrita Fina, 2014) conta uma história que se passa no Nordeste brasileiro, com direito a música e gravação da autora no YouTube (link). O livro seguiu os passos de Carnavalança e também entrou para o Catálogo FNLIJ - Bologna Children's Book Fair 2015, além de levar o selo Altamente Recomendável FNLIJ 2015. Muito mais do que um livro sobre os jogos olímpicos, A viagem da chama olímpica (Editora Guarda-Chuva, 2016) fala sobre as origens da chama (o fogo) e suas viagens pelo mundo, desembocando no Brasil em 2016, onde encontra a brasilidade nos carnavais e nas pipas dos morros cariocas. Porco de casa cachorro é (Escrita Fina, 2017), consagra a brasilidade na obra da autora ao contar a história de um menino e seu porco, no Norte do Brasil, e leva o segundo lugar do prêmio Sylvia Orthof da Biblioteca Nacional 2018.

Convidada pela Eleva Educação para compor o time de autores que escrevem para o grupo, Mirna escreveu três livros para o LIV - Laboratório Inteligência de Vida, projeto que aborda a inteligência emocional para crianças e jovens. Lupe e a Casa Amarela, Mel e o Livro Douradoe Juno, um passo fora do oco, foram escritos para a Educação Infantil. Meu amigo Neko, meu amigo Rex foi escrito para o mesmo seguimento a fim de compor uma das caixas de projeto do grupo.

Especialista em Formação de Leitor, Mirna trabalha na Escola Eleva e no Espaço Infantil Os Batutinhas, fazendo curadoria literária e projetos de leitura, além de viajar o Brasil ministrando palestras para professores. 

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.

Características



    A ESCRITORA

     

    Mirna Brasil Portella nasceu no Rio de Janeiro (RJ), em 1974, mas passou sua infância no Acre. É autora de alguns títulos para crianças. Entre eles,Chuá! Chuá! – Gota d’água, céu e mar; Fra, Fre, Fri, Fro, Fruta!; Carnavalança e Do mar (ganhador do selo Altamente Recomendável FNLIJ 2015); todos pela Escrita Fina Edições, do Grupo Editorial Zit. Contista, participou de algumas antologias, entre elas: Vou te contar – 20 histórias ao som de Tom Jobim, com o conto “Ligia” (Organização de Celina Portocarrero – Ed. Rocco, 2014) e Cada um por si e Deus contra todos – Cabeça Dinossauro, o livro, com o conto “A véspera” (Organização de André Tartarini – Tinta Negra Bazar Editorial, do Grupo Editorial Zit). Também é roteirista e ilustradora.

    Confira também