ESCRITORA
Nasci em Buenos Aires, numa família de grandes leitores. Quando criança, nada me divertia mais que as histórias que meus pais, avós e tios liam e contavam pra mim.
Cheguei ao Brasil em 1973 e me apaixonei pela língua portuguesa. Na infância, li clássicos de vários países e de diferentes estilos e temas. Guardo, desde então, o hábito de ler todos os dias.
Tinha tanta curiosidade de saber como as coisas eram feitas que fui estudar Química e me formei na Universidade Mackenzie (S. Paulo), mas nunca abandonei meus maiores amores na vida — as crianças e as obras literárias —, o que me levou a escrever meu primeiro livro, O MENINO QUE TINHA MEDO DE ERRAR.
Em 2000 conheci alguns meninos sós, trabalhando como voluntária na então Casa de Passagem de Teresópolis, cidade da serra fluminense onde moro desde 1996. Foi a partir dessa convivência que nasceu meu interesse pelo universo tão particular em que eles vivem. Foi essa a semente que germinou por mais de dez anos, a qual reguei com amor, dedicação, observações, estudo e pesquisa até brotar o texto que cresceu e se transformou neste livro.
Andrea Viviana Taubman
ILUSTRADORA
Nasci no Rio de Janeiro, mas passei boa parte da infância entre Recife e Caruaru, terra dos meus pais. Fui menina de brincar no quintal e na calçada, de pé no chão, sempre ao lado de muitos amigos. E também fui menina leitora. Os livros, revistas e folhetos que viviam espalhados pela casa foram responsáveis pelos refúgios que pude construir na minha imaginação.
Sempre gostei de desenhar. Mas não os desenhos que todo mundo copiava e que os adultos achavam lindos. Eu gostava de desenhar o que estava na minha imaginação. E com a massinha de modelar muitas vezes transformava esses desenhos em “vida real”.
Fiz teatro, estudei Moda, me tornei figurinista, mas foi como professora da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro que pude conhecer muitos meninos — cada um com um universo próprio — e foram eles que me fizeram ilustradora, com suas histórias de vida e seu jeito de ver o mundo.
Ilustrar me faz viajar. Conheci muitos lugares legais, na vida real e na imaginação, graças aos livros que já fiz.
Anielizabeth