Sinopse: Nathercinha tinha 9 anos quando começou a se corresponder com seu primo muito mais velho que ela, o pedagogo Paulo Freire, e durante toda sua infância, a pequena Nathercia manteve com ele, uma correspondência. Ele estava morando bem longe do Brasil e, nas cartas, ia contando à menina como era ?o mundo lá fora? ... Mais tarde, ela descobriu que aquele primo, um grande educador e patrono da educação brasileira. E descobriu ainda que as cartas vinham de longe porque Paulo Freire estava em
Zit Editora
Product ID: 3234
Product SKU: 3234
New In stock />
A Casa e O Mundo Lá Fora

A Casa e O Mundo Lá Fora

Marca: Zit Editora Referência: 9788579330995 Data de Lançamento: 22/11/2018

Carregando...
Simulador de Frete
- Calcular frete

Sinopse:

Nathercinha tinha 9 anos quando começou a se corresponder com seu primo muito mais velho que ela, o pedagogo Paulo Freire, e durante toda sua infância, a pequena Nathercia manteve com ele, uma correspondência. Ele estava morando bem longe do Brasil e, nas cartas, ia contando à menina como era ?o mundo lá fora? ... Mais tarde, ela descobriu que aquele primo, um grande educador e patrono da educação brasileira. E descobriu ainda que as cartas vinham de longe porque Paulo Freire estava em exílio no Chile durante a ditadura militar no Brasil. Muitos anos depois, Nathercia revisita estas cartas e, incentivada por amigas pesquisadoras, registra neste livro sua viagem pela memória e a recuperação da infância, através do que se guarda pela vida afora como lembranças do vivido. Em uma de suas cartas, Paulo Freire sugere a menina que nunca perca a criança que é, que mantenha a menina dentro de si, para sempre. É justamente este o pedido que a autora atende em seu livro; as cartas são a chave que lhe abrem as portas do passado vivo, mostrando quão presente está a pequena Nathercia de ontem na Nathercia de hoje. As ilustrações, fotos e desenhos na técnica de colagem, salpicadas pelo texto, bem como todo o projeto gráfico da obra, sugerem um caderno de memórias, como um diário ilustrado com pedaços de recordações: fotos, bilhetes, retalhos, flores. Este conjunto perfeito transforma a experiência da leitura numa verdadeira viagem pela memória de uma infância

Prêmios e edições especiais Selo Altamente Recomendável FNLIJ 2017 Selo Distinção da Cátedra UNESCO de Leitura Puc - Rio 2016 Catálogo de Bolonha FNILJ 2017. Obra selecionada para o Clube de Leitura ODS da ONU relacionada com o Objetivo de Educação de Qualidade.

 

Temas:
Educação, Correspondência, Infância


Gênero:
Crônica
 

Literatura:
Literatura Infantojuvenil brasileira


Autora:
Nathercia Lacerda

 

Pesquisadoras
Cristina Laclette Porto
Denise Sampaio Gusmão

Ilustradora:

Bruna Assis Brasil

 

Páginas:
88

 

Acabamento:
Brochura

ISBN:
978-85-7933-099-5

Ano de Edição:
2016

Idioma:
Português

Produto Digital:
Não

Dimensões:
18 x 23 cm

 

Editora:
Zit Editora
 

As Autoras:

Nathercia Lacerda estudou psicologia e arte-educação. Tem se dedicado à infância, trabalhando com brinquedos, brincadeiras, literatura, artes plásticas, teatro. Hoje faz parte da equipe do Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância/PUC-Rio

 

Cristina Laclette Porto estudou história, educação e psicologia. Atua com Denise Gusmão na formação de professores de educação infantil no Pró-Saber e na PUC-Rio, discutindo, principalmente, os seguintes temas: brincadeira, brinquedo, brinquedoteca, infância, memória, fotografia, metodologia de pesquisa e cultura contemporânea. Convive com Nathercia no Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância/PUC-Rio.

 

Denise Sampaio Gusmão estudou psicologia e educação. Tem grande interesse na interface entre psicologia, educação e cultura assim como em pesquisas envolvendo o tema da memória social e coletiva. Trabalha com Cristina Laclette Porto na formação de professores no Pró-Saber e na PUC-Rio, onde os temas da narrativa, experiência, fotografia, memória e delicadeza se entrelaçam.

 

Bruna Assis Brasil formada em jornalismo e design gráfico, decidiu se tornar ilustradora. Hoje, é pós-graduada em ilustração criativa pela Escola de Disseny i Art de Barcelona e tem dezenas de livros publicados. Em 2012, recebeu o prêmio 30 Melhores Livros Infantis do Ano, da revista Crescer. Em 2013, foi indicada ao Prêmio Jabuti, na categoria Ilustração. Em 2015, ilustrou o livro vencedor do Prêmio Açorianos de Literatura, na categoria ?Melhor Livro Infantil?. Conheça outros trabalhos da ilustradora no seu site brunaassisbrasil.com.br

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.

    AS ESCRITORAS

     

    Nathercia Lacerda estudou psicologia e arte-educação. Tem se dedicado à infância, trabalhando com brinquedos, brincadeiras, literatura, artes plásticas, teatro. Hoje faz parte da equipe do Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância/PUC-Rio.

    Ilustradora, Bruna Assis Brasil é formada em jornalismo e design gráfico. Hoje, é pós-graduada em ilustração criativa pela Escola de Disseny i Art de Barcelona e tem dezenas de livros publicados.  Em 2012, recebeu o prêmio 30 Melhores Livros Infantis do Ano, da revista Crescer. Em 2013, foi indicada ao Prêmio Jabuti, na categoria Ilustração. Em 2015, ilustrou o livro vencedor do Prêmio Açorianos de Literatura, na categoria “Melhor Livro Infantil”.  Conheça outros trabalhos da ilustradora no seu site brunaassisbrasil.com.br.

     

    AS PESQUISADORAS

     

    Cristina Laclette Porto estudou história, educação e psicologia. Atua com Denise Gusmão na formação de professores de educação infantil no Pró-Saber e na PUC-Rio, discutindo, principalmente, os seguintes temas: brincadeira, brinquedo, brinquedoteca, infância, memória, fotografia, metodologia de pesquisa e cultura contemporânea. Convive com Nathercia no Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância/PUC-Rio.

    Denise Sampaio Gusmão estudou psicologia e educação. Tem grande interesse na interface entre psicologia, educação e cultura assim como em pesquisas envolvendo o tema da memória social e coletiva.  Trabalha com Cristina Laclette Porto na formação de professores no Pró-Saber e na PUC-Rio, onde os temas da narrativa, experiência, fotografia, memória e delicadeza se entrelaçam.

    Confira também