
Durante sua infância, a pequena Nathercia mantém com seu primo, o pedagogo Paulo Freire, uma correspondência. Ela é uma menina e Paulo Freire sofre as consequências do exilio no Chile. Muitos anos depois, Nathercia revisita estas cartas e, incentivada por amigas pesquisadoras, registra neste livro sua viagem pela memória e a recuperação da infância, através do que se guarda pela vida afora como lembranças do vivido. Em uma de suas cartas, Paulo Freire sugere a menina que nunca perca a criança que é, que mantenha a menina dentro de si, para sempre. É justamente este o pedido que a autora atende em seu livro; as cartas são a chave que lhe abrem as portas do passado vivo, mostrando quão presente está a pequena Nathercia de ontem na Nathercia de hoje. As ilustrações, fotos e desenhos na técnica de colagem, salpicadas pelo texto, bem como todo o projeto gráfico da obra, sugerem um caderno de memórias, como um diário ilustrado com pedaços de recordações: fotos, bilhetes, retalhos, flores. Este conjunto perfeito transforma a experiência da leitura numa verdadeira viagem pela memória de uma infância.
Características
AS ESCRITORAS
Nathercia Lacerda estudou psicologia e arte-educação. Tem se dedicado à infância, trabalhando com brinquedos, brincadeiras, literatura, artes plásticas, teatro. Hoje faz parte da equipe do Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância/PUC-Rio.
Ilustradora, Bruna Assis Brasil é formada em jornalismo e design gráfico. Hoje, é pós-graduada em ilustração criativa pela Escola de Disseny i Art de Barcelona e tem dezenas de livros publicados. Em 2012, recebeu o prêmio 30 Melhores Livros Infantis do Ano, da revista Crescer. Em 2013, foi indicada ao Prêmio Jabuti, na categoria Ilustração. Em 2015, ilustrou o livro vencedor do Prêmio Açorianos de Literatura, na categoria “Melhor Livro Infantil”. Conheça outros trabalhos da ilustradora no seu site brunaassisbrasil.com.br.
AS PESQUISADORAS
Cristina Laclette Porto estudou história, educação e psicologia. Atua com Denise Gusmão na formação de professores de educação infantil no Pró-Saber e na PUC-Rio, discutindo, principalmente, os seguintes temas: brincadeira, brinquedo, brinquedoteca, infância, memória, fotografia, metodologia de pesquisa e cultura contemporânea. Convive com Nathercia no Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância/PUC-Rio.
Denise Sampaio Gusmão estudou psicologia e educação. Tem grande interesse na interface entre psicologia, educação e cultura assim como em pesquisas envolvendo o tema da memória social e coletiva. Trabalha com Cristina Laclette Porto na formação de professores no Pró-Saber e na PUC-Rio, onde os temas da narrativa, experiência, fotografia, memória e delicadeza se entrelaçam.